Admin
Dólar: referência monetária internacional

Nem sempre o dólar ocupou esse patamar de referência internacional. Durante a segunda metade do século XIX, por exemplo, a moeda mais respeitada do mundo era a libra esterlina, da Inglaterra, então a grande potência mundial.
O dólar era apenas uma das últimas opções, pois os Estados Unidos eram devedores pouco confiáveis, além de não possuírem um sistema monetário unificado.
O dólar começou a ganhar força no começo do século XX, logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a Inglaterra atingindo seu limite como país líder da economia no âmbito global e os Estados Unidos começando a participar mais ativamente do comércio externo.
No entanto, apenas anos mais tarde, após o segundo grande confronto bélico do século passado, a moeda americana passou a ser a âncora cambial.
O dólar tornou-se referencial monetário especialmente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os Estados Unidos, já explicitamente a principal potência econômica mundial, financiaram a reconstrução da Europa e do Japão.
O status de referência monetária dificilmente será perdido, pois os países possuem reservas (poupança) em dólares, garantindo assim a manutenção de sua posição no mercado financeiro. 💵💰